Paralelo 29

Prefeitura de Santa Maria abre edital para mais uma reforma no Ginásio Oreco

Foto: SEC, PMSM Arquivo

A Prefeitura de Santa Maria publicou nesta segunda-feira (2) uma licitação para a reforma da cobertura e das janelas do Complexo Esportivo Oreco, localizado no Banco Tancredo Neves, zona Oeste da cidade.

Segundo a administração municipal, serão investidos R$ 193,2 mil com recursos de uma emenda impositiva do vereador Valdir Oliveira (PT), ex-presidente da Câmara, ao orçamento municipal.

A abertura das propostas das empresas interessadas na reforma ocorrerá em 20 de janeiro, às 10h. Após a assinatura da ordem de início da obra, o prazo para conclusão é de 30 dias. 

No ano passado, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, instalou 24 câmeras nos ginásios esportivos da cidade. Seis delas estão no Complexo Esportivo Oreco. As imagens são transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). 

Além disso, em setembro, foi reinaugurada a academia do Oreco, com a revitalização do espaço interno e novos equipamentos.

O ambiente conta com equipamentos de musculação e treinamento funcional. A viabilização do investimento se deu com emenda impositiva do vereador Danclar Rossato (PSB), no valor de R$ 90 mil. 

Quem tiver interesse em utilizar a academia gratuitamente pode entrar em contato com a Secretaria de Esporte e Lazer pelo telefone (55) 3921-7140 ou WhatsApp (55) 99620-9130.

Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Santa Maria fez outros investimentos no Oreco. O nome do complexo esportivo da Avenida Paula Lauda é uma homenagem a Valdemar Rodrigues Martins, jogador de futebol que nasceu em Santa Maria.

Revelado nas categorias de base do Internacional de Santa Maria (Inter/SM), o zagueiro e lateral-esquerdo jogou no Internacional de Porto Alegre e no Cortinthians nos anos 50 e 60, e defendeu a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1958, quando, ao lado de Pelé e de outros craques, conquistou o título mundial para o Brasil na Suécia. Oreco era reserva de Nilton Santos.

Já na Copa do Mundo seguinte, em 1962, no Chile, Oreco não pode atuar por estar contundido. O craque santa-mariense morreu em 3 de abril de 1985, aos 52 anos, em consequência de um infarto enquano jogava uma partida de veteranos, em São Paulo.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn