Morreu neste domingo (15), em São Luiz Gonzaga, o ex-vereador Jarcedi Jacques Terra, um dos fundadores do PT no país e ex-secretário de Obras da segunda administração do PT, em Santa Maria. Jarcedi trabalhou com o então prefeito petista na gestão 2005-2008.
Jarcedi, que é de São Luiz Gonzaga, morreu de um infarto fulminante na manhã deste domingo, aos 71 anos. O velório de Jarcedi está marcado para esta segunda-feira (16), em sua terra natal.
Um dia antes, ato pela democracia
Um dia antes, o ex-vereador participou de um ato pela democracia em São Luiz Gonzaga, convocado em resposta aos ataques antidemocráticos que resultaram em invasões e quebra-quebra em Brasília, domingo passado (8), por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que não aceitam o resultado das eleições.
A Câmara de Vereadores de São Luiz Gonzaga decretou luto oficial de três dias pela morte de seu ex-presidente. Segundo nota divulgada no site do Legislativo são-luizense, Jarcedi assumiu uma cadeira pelo PT em 1988, “tendo inclusive assumido a presidência” da Casa.

Fundador do PT ao lado de Lula e Olívio
Político influente na região das Missões, Jarcedi participou da reunião de fundação do PT, em fevereiro de 1980, em São Paulo, ao lado do ex-governador Olívio Dutra e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Amigo de muitos anos de Olívio, Jarcedi costumava jogar bocha com o ex-governador gaúcho nos finais de semana, em São Luiz Gonzaga.
Em suas redes sociais, o ex-governador postou um longo texto destacando a trajetória do amigo e companheiro de partido. “Convivemos nas atividades comunitárias do município no campo popular por mais de 30 anos. O companheiro Jarcedi sempre foi comprometido com o ideário petista da política como a construção do bem comum com o protagonismo das pessoas”, escreveu Olívio.
Secretário de Obras em Santa Maria
Atualmente, Jarcedi era coordenador regional do PT nas Missões. Sua ligação com Santa Maria vem de antes mesmo dele ser secretário municipal do governo Valdeci.
Em 1997, ele começou a trabalhar com Valdeci, quando o atual presidente da Assembleia Legislativa do RS foi para Brasília para assumir uma cadeira na Câmara dos deputados. Jarcedi chefiou o escritório de Valdeci nas Missões nos mandatos de deputado estadual.

“O Jarcedi coordenou um dos programas mais importantes da gestão do Valdeci, que era o Pé no Bairro, que promovia operações de limpeza e reparos na infraestrutura da periferia”, lembra Tiago Machado, assessor de comunicação do presidente da Assembleia Legislativa.
Em suas redes sociais, o deputado estadual Valdeci Oliveira também expressou a sua tristeza com a morte do são-luizense: “No último dia, antes de uma inesperada despedida, o amigo Jarcedi estava onde? Na rua, em São Luiz Gonzaga, defendendo a democracia, algo que foi um ideal dele durante toda a vida. Grande Jarcedi Terra, grande exemplo de luta”, escreveu Valdeci.

O ex-vereador pelo PT de Santa Maria Fernando Menezes também postou uma homenagem ao ex-colega de trabalho: “Jarcedi, um amigo, companheiro e missioneiro de lutas e sonhos. Trabalhamos juntos quando fui secretário de Viação e Transporte em Santa Maria. Uma perda enorme”, escreveu Menezes.
Jarcedi era servidor público municipal aposentado e músico. Aliás, a música era outra de suas paixões. Ele teve um grupo musical com o irmão, Luiz Carlos Jacques Terra, conhecido como Onça, que morreu em 4 de dezembro passado. Jarcedi era casado com Celene Terra.
O PT do Rio Grande do Sul também divulgou nota de pesar pela morte do seu fundador e militante histórico. O partido ressalta que perdeu um grande lutador pela defesa dos trabalhadores.