Desde o dia 14 de setembro, o atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi retomado. As unidades estavam fechadas temporariamente desde o mês de março devido à pandemia do coronavírus. A abertura das agências, entretanto, não suspendeu o atendimento pelos canais remotos para agilizar os pedidos, uma vez que o atendimento é parcial, nem todos os serviços são disponibilizados e poucas unidades reabriram. Por exemplo, a agência de Santa Maria não retomou o seu funcionamento, o que deve ocorrer a partir da próxima segunda-feira (28). Os usuários continuam a fazer agendamentos e agilizar serviços pelo Meu INSS e pela Central 135.
Meu INSS pode ser acessado pela internet do computador ou pelo telefone celular (Android e IOS). São oferecidos mais de 90 serviços, sem precisar sair de casa. Para acessar a ferramenta, digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no celular. Depois é preciso fazer um cadastro e obter uma senha.
Serviços disponíveis no Meu INSS
Os usuários podem usar o site ou acionar a central para tirar dúvidas sobre o acesso a serviços no horário das 7h às 22h. Entres os serviços disponíveis no Meu INSS, estão aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, seguro-desemprego do pescador artesanal, benefícios assistenciais, certidão de tempo de contribuição, alterar local ou forma de pagamento, cadastrar ou renovar procuração ou representante legal, solicitar pagamento de benefício não recebido, recurso e revisão, entre outros. No próprio site, há. mais informações sobre os serviços oferecidos na ferramenta, com vídeos explicativos.
Por meio do Meu INSS, o usuário pode enviar, por exemplo, documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Um dos documentos que podem ser enviados pela internet é o atestado médico. Após fazer a solicitação, é possível acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.
O INSS esclarece que quem receber um SMS (mensagem de celular) ou e-mail informando que existe alguma pendência, não precisa se preocupar. Pelo Meu INSS, é possível enviar o documento fotografado ou digitalizado para dar continuidade ao processo.