Paralelo 29

Câmara entregará Medalha Coração do Rio Grande ao economista Abdon Barretto Filho

Foto: Em Mata/Foto: Arquivo Pessoal

Professor, mestre em comunicação social, apaixonado por marketing e pelo fascinante mundo dos dinossauros e articulista do Paralelo 29, Abdon é reconhecido por seu pioneirismo na defesa do turismo paleobotânico em Santa Maria e Região

O economista, professor, mestre em comunicação social, especialista e marketing, escritor, palestrante e empreendedor Abdon Barretto Filho receberá, na tarde desta quarta-feira (3), a Medalha Coração do Rio Grande, em Sessão Solene, a partir das 16h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria.

A Medalha é um reconhecimento à contribuição de Abdon ao desenvolvimento de Santa Maria, cidade que adotou na década de 80 e na qual morou por mais de três décadas até se mudar para Porto Alegre.

Divulgador do potencial turístico

Na década de 80, o baiano Abdon Barretto Filho percebeu a riqueza fossilífera de Santa Maria e dos municípios do entorno, que formam a chamada Região Central do Rio Grande do Sul.

A partir daí, já radicado em Santa Maria, Abdon tornou-se um grande divulgador do patrimônio paleobotânico como propulsor do desenvolvimento turístico.

Economista, mestre em comunicação social, professor, escritor, palestrante e empreendedor, Abdon foi um dos primeiros a valorizar o imenso potencial turístico da Região Central gaúcha, em particular Santa Maria, Quarta Colônia e Vale do Jaguari.

Baiano radicado no Rio Grande do Sul tem ligação familiar e histórica com Santa Maria/Foto: Arquivo Pessoal

Em artigos no extinto jornal A Razão, na época o único veículo de comunicação impresso com circulação diária na região, Abdon começou a divulgar suas ideias a respeito do aproveitamento desse potencial.

Concerto para Mata, um marco para a Região Central

Em sua trajetória profissional ligada ao turismo, em 1984 o economista assumiu a gerência da Planalto Turismo, em Santa Maria, na época uma das principais agências turísticas do Rio Grande do Sul. Nesse período, surge o primeiro city tour em Santa Maria.

Dois anos depois, em 1986, Abdon idealizou o “Concerto para 200 Milhões de Anos” com a Orquestra Sinfônica de Santa Maria, na cidade de Mata, no lançamento da campanha para que o município do Vale do Jaguari fosse reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade.

O evento foi um marco para Mata, que ficou conhecida como a Cidade de Pedra que foi Madeira devido à grande quantidade de fósseis de madeira petrificada com mais de 200 milhões de anos.

Abdon Barretto Filho participou de iniciativas pioneiras em prol do turismo na região/Foto: Arquivo Pessoal

Iniciativa pioneira de visitas a museus

Já no final dos anos 80, o baiano radicado em Santa Maria participou do lançamento do Roteiro Viagem ao Coração do Rio Grande, primeiro roteiro cultural, turístico, científico, paleontológico e paleobotânico do Brasil, incluído na Política Nacional do Turismo Ecológico da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

Iniciativa inovadora, o roteiro incluía visitas guiadas aos museus de Santa Maria, São Pedro do Sul e Mata, cidade que, além dos museus convencionais, ela própria é um museu a céu aberto. Em 1989, Abdon foi um dos organizadores da Primeira Missão Empresarial Santa-Mariense à Europa.

Como empreendedor, Abdon se juntou ao cartunista e desenhista Byrata e com o administrador de empresas Ruy Giffoni em 2001 e lançou o Projeto Dinotchê, um espaço temático que funcionava na Vila Belga, onde hoje a Prefeitura de Santa Maria está instalando o Distrito Criativo.

Ainda como empreendedor, tem participação na implantação de parques temáticos em cidades turísticas gaúchas, como Gramado e Canela. Seu sonho é ainda ver Santa Maria como uma grande cidade turística.

Economista na foto de capa de sua homepage/Foto: Arquivo Pessoal

Paixão por marketing e pelo mundo dos dinossauros

Abdon é um apaixonado por marketing, pelo fenômeno turístico e pelo fascinante mundo dos dinossauros. Entre outras contribuições, participou da criação/fundação do Curso de Bacharelado em Turismo Turismo da Unifra, atual Universidade Franciscana (UFN), onde foi professor de Economia do Turismo e Marketing Turístico. Lamentavelmente, o curso acabou fechando.

Como escritor, Abdon tem cinco livros lançados. Desde junho do ano passado, ele é articulista do site Paralelo 29, com mais de 40 textos publicados sobre turismo. Abdon escreve às segundas-feiras no site.

O economista também colabora com outros veículos de comunicação do Estado e participa de programas em diversas plataformas, como rádio e TV.

Ao lado do cartunista Byrata em lançamento de um de seus livros/Foto: Arquivo Pessoal

Homenagem merecida

Ainda em sua passagem por Santa Maria, Abdon participou de diversas iniciativas para o desenvolvimento turístico do Coração do Rio Grande.

Daí a importância da cidade reconhecê-lo com a distinção que ele vai receber do Parlamento Municipal, que teve aprovação unânime dos vereadores.

Além de Abdon, outros santa-marienses serão homenageados Adão Fighera (Cidadão Benemérito), Cláudio Azevedo (Cidadão Santa-Mariense), José Carlos Sallet de Almeida e Silva (Honra ao Mérito) e Renor Beltrami (Vereador Emérito).

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn