Paralelo 29

De malas prontas para missão na África, irmã Lourdes vai à Prefeitura reforçar Feicoop

Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

Religiosa que atuou por 35 anos em Santa Maria ficará dois anos em Moçambique

De passagem por Santa Maria, onde atuou por 35 anos à frente do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill aproveitou seu último dia na cidade para fazer uma visita ao prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) e reforçar a parceria entre a Prefeitura e o projeto social de economia solidária.

Acompanhada do seu sucessor, José Carlos Peranconi, irmã Lourdes Dill agradeceu ao prefeito pelo apoio dado pela administração municipal à Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), evento anual de economia solidária realizado no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

Feicoop é sucesso de público em Santa Maria com cerca de 150 mil pessoas participantes

Prefeito reconhece importância da Feira

Irmã Lourdes Dill e Zeca Peranconi (à direita) foram recebidos pelo prefeito/Foto: Marcelo Oliveira, SEC, PMSM

“A parceria entre Prefeitura e o projeto Esperança/Cooesperança é de longa data e ficamos felizes pelo agradecimento do Zeca (Peranconi) e da irmã Lourdes. Mas fazer a gestão de uma cidade é isso, todos andam juntos pelo desenvolvimento do Município. Nós agradecemos ao Esperança/Cooesperança por levar o nome de Santa Maria para o além fronteiras e por promover esta iniciativa tão bonita. Sem falar na Feicoop, que é reconhecida internacionalmente”, destacou Pozzobom.

O coordenador do projeto reforçou a importância da Prefeitura para a realização da Feicoop e de outras atividades do Esperança/Cooesperança.

“Como sempre, fomos muito bem recebidos neste momento que consideramos ser necessário, que é de agradecer a mão que sempre é estendida a nós pela Prefeitura. Viemos na presença da irmã Lourdes, que por muitos e muitos anos esteve à frente do projeto, para fazermos este agradecimento”, disse Peranconi.

Feicoop transformou Santa Maria em Capital da Economia Solidária/Foto: Ariéli Ziegler, SEC, PMSM

Antes de ir para a África, irmã Lourdes recebe homenagem em Santa Maria

Novas missões após 35 anos em Santa Maria

Irmã Lourdes, além de agradecer ao Executivo Municipal por toda ajuda, compartilhou com os presentes que está indo para a África em missão religiosa.

A religiosa foi transferida em maio do ano passado para o município de Barra do Corda, Diocese de Guarujá, no Maranhão. Ela voltou a Santa Maria, temporariamente, este ano, para uma cirurgia para retirada de útero e ovários. A cirurgia ocorreu no final de julho.

Embarque em outubro

A viagem para Moçambique, na África, está prevista para 4 de outubro. Irmã Lourdes irá para o país africano com um grupo de mais sete gaúchos, entre freiras e padres. Antes de embarcar, o grupo fará cursos e aprenderá um dialeto local para se comunicar com a população local.

Em conversa com o editor do Paralelo 29, José Mauro Batista, no final da tarde desta quinta-feira, irmã Lourdes disse que está “muito feliz” com a nova tarefa missionária.

“Eu só não vou poder estar nos 30 anos da Feicoop”, lamentou a religiosa, sobre a edição que marcará as três décadas do evento, no ano que vem.

ENTREVISTA: “Temos uma história que ninguém pode apagar”, diz irmã Lourdes Dill

Transferência para o Maranhão

Das 29 edições da Feicoop e feiras paralelas, irmã Lourdes Dill só não esteve nas duas últimas. No ano passado, ela não participou por recém ter sido transferida para o Maranhão. Neste ano, em julho, a religiosa estava se recuperando da cirurgia.

A transferência de irmã Lourdes, anunciada em dezembro de 2021 pelo arcebispo metropolitano de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, pegou Santa Maria e região de surpresa.

Movimentos sociais e políticos se mobilizaram para tentar evitar a transferência, mas a Arquidiocese de Santa Maria alegou que se tratava de uma decisão da Congregação das Filhas do Amor Divino na qual não poderia interferir.

(Com informações de Joyce Noronha – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn