Evento anual ocorreu neste sábado e neste domingo
Após três anos sem festividades em decorrência da pandemia de Covid-19, o Lar das Vovozinhas celebrou o retorno do evento tão tradicional e importante para a arrecadação de recursos. Durante o sábado (2) e domingo (3), os santa-marienses compareceram à festa anual da instituição, que chegou à sua 59ª edição.
Durante os dois dias, o público e as moradoras da instituição participaram de uma programação repleta de shows, apresentações, brincadeiras e venda de lanches.
A Associação Amparo e Providência Lar das Vovozinhas foi fundada em 16 de outubro de 1946, e a primeira festa ocorreu em 1961.
Atualmente a instituição atende 129 vovós e possui cerca de 120 funcionários. Leda Maria Taschetto, presidente do Lar, trabalha pela instituição há 60 anos, e conta que a festa é realizada pensando na diversão de todas, e conta com a grandiosa ajuda de entidades e da comunidade:
“Para as vovós é uma diversão. Qualquer um de nós, se ver a alegria delas, se alegra também. A expectativa delas era muito grande, e como não fazemos há três anos, voltamos com toda força. Nós temos uma equipe ótima, e responsável, que deu conta de organizar essa grande festa com a ajuda de muita gente. Se não fosse a comunidade de Santa Maria, com tudo que eles estão nos ajudando, não faríamos nada. A gente agradece e muito a Prefeitura, que nos ajudou com esse evento e também durante todo o ano”.
No sábado, as vovós subiram ao palco e deram um show de apresentações, com declamações, desfiles e também um show musical com instrumentos percussivos e uma alegre cantoria. A programação artística deste primeiro dia de evento seguiu com Joca Farias; DJ Batista; e Gelson Cruz – Esquema Som.
Os tradicionais doces da Arquidiocese de Santa Maria se juntaram às demais opções de lanches na praça de alimentação. Para as crianças, foram disponibilizados brinquedos como pula-pula, pescaria, boca do palhaço e piscina de bolinhas.
O brechó do Lar, um dos maiores da cidade, também chamou a atenção de quem passou por lá neste primeiro dia. A Prefeitura de Santa Maria apoiou o evento com a infraestrutura de palco, lonas e toldos, bem como banheiros químicos.
“A arrecadação deste evento nos ajuda nos custos das nossas atividades, e também para custear o décimo terceiro dos funcionários. É uma festa que as vovós adoram. Elas esperam por esse evento o ano todo, e nos dois últimos meses elas perguntavam todos os dias pela festa”, conta Raquel Signor, assessora de comunicação do Lar.
(Com informações de Leon de Paula – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)