Deputado estadual Valdeci Oliveira, ex-prefeito de Santa Maria, foi um dos que foi se despedir da religiosa
Depois de mais de 30 anos atuando em Santa Maria, o que tornou a cidade e a Região Central do estado referência quando o assunto é economia solidária, a irmã Lourdes Dill embarcou, na manhã desta quarta-feira (4), para Moçambique, país africano que será sua morada pelos próximos dois anos.
A despedida foi no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e contou com a presença de amigos e apoiadores da ex-coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, entre eles o deputado Valdeci Oliveira, que foi prefeito de Santa Maria entre 2001 e 2008.
“Estou feliz em abraçar esta missão, livre para dar esse ‘sim’. Vivo com muita paixão o lema ‘Ide! Da Igreja local aos confins do mundo’, que é o tema da Campanha Missionária de 2023”, explicou a religiosa.
ENTREVISTA: “Temos uma história que ninguém pode apagar”, diz irmã Lourdes Dill
“Acompanho, já tem algumas décadas, o esforço e dedicação da Irmã Lourdes, que, ao lado do saudoso dom Ivo Lorscheiter e de outros lutadores e lutadoras, vem provando que um outro mundo é possível e que uma outra relação social e econômica, com inclusão e participação popular, é necessária A irmã está partindo para outro continente, mas vai levar junto o nosso carinho e muitas energias positivas”, destacou Valdeci, que postou um vídeo da despedida nas redes sociais.
Segundo o parlamentar, o Projeto Esperança/Cooesperança, a Feira Internacional da Economia Solidária e do Cooperativismo (Feicoop) e o Feirão Colonial, ao lado da sua atuação religiosa em defesa dos direitos das populações socialmente mais vulneráveis, são marcas da atuação coletiva da irmã Lourdes em Santa Maria e Região Central do Rio Grande do Sul.
“Nós vamos seguir atuando para que essas iniciativas sejam preservadas e ampliadas”, assegurou Valdeci. “O povo moçambicano vai ganhar e aprender muito. Se hoje Santa Maria é exemplo de economia solidária e sedia o maior evento da América Latina neste segmento, parte significativa disso tudo é fruto da perseverança, da dedicação e da fé da Irmã Lourdes”, avaliou o parlamentar.
Irmã Lourdes: Mérito Farroupilha para uma trajetória de 35 anos
No ano passado, Irmã Lourdes foi transferida para o município de Barra do Corda, no Maranhão, em um processo que gerou críticas ao arcebispo metropolitano de Santa Maria, dom Leomar Brustolin, que, por sua vez, afirmou que a decisão não foi dele, mas sim da congregação Filhas do Amor Divino.
Em Nampula, no norte do País, onde fixará residência no distrito de Moma, irmã Lourdes atuará na arquidiocese que leva o mesmo nome da província para um trabalho que vem sendo desenvolvido há 29 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Igreja local.
Na missão, ela estará acompanhada das colegas gaúchas irmãs Ilca Welter, Rita Finkler e Maria Madalena de Andrade. As missionárias atuarão nas paróquias de São Miguel Arcanjo de Micane e São Paulo Apóstolo de Larde.
(Com informações da Assessoria Parlamentar)