Caminhada e evento serão realizados nesta quinta-feira, na cidade
Autora de dois projetos de lei polêmicos contra o aborto, a vereadora Roberta Leitão (PP) é uma das organizadoras de uma manifestação que será realizada nesta quinta-feira (12), Dia das Crianças, em Santa Maria. O movimento é nacional.
Em Santa Maria, o movimento Santa Maria Pró-Vida fará uma concentração no Auto Posto Dutra, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, às 9h.
Depois, os manifestantes farão uma caminhada até o Santuário Basílica da Medianeira. À tarde, os manifestantes realizarão um evento denominado “Encontro da Família em Defesa da Vida”, a partir das 15h, no Largo da Locomotiva, na Avenida Presidente Vargas.
Câmara de Santa Maria aprova projeto de lei polêmico sobre distribuição de recursos públicos
Escuta do coração do nascituro, proposta polêmica
Defensora da pauta conservadora na Câmara de Vereadores de Santa Maria, Roberta Leitão apresentou recentemente dois projetos de lei contra a interrupção da gravidez.
Um dos projetos, o de número 9647/2023, propõe a possibilidade de mulheres grávidas, vítimas de abuso sexual, ouvirem os batimentos cardíacos do nascituro antes de decidirem-se pelo aborto.
A proposta de Roberta Leitão concede às gestantes vítimas de estupro a equiparação às gestantes de risco, oportunizando prioridade na marcação e realização de ultrassonagrafia em Santa Maria.
Nos casos em que a gestante optar pelo aborto, o profissional de medicina responsável deverá sugerir a realização de uma ultrassonagrafia prévia ao procedimento. O texto determina que o profissional que descumprir a obrigação seja multado.
“Se pretende, na prática, disciplinar como determinado serviço profissional será prestado, inclusive nas unidades de saúde que são mantidas pelo Poder Público local, o que compete, evidentemente, ao Prefeito Municipal”, diz trecho do parecer jurídico.
Procuradoria diz que é inconstitucional o projeto da vereadora Roberta Leitão sobre estupro
Vereadora defendeu projetos no podcast Estação 29
Em sua participação no podcast Estação 29 do site paralelo29.com.br, Roberta Leitão defendeu seus projetos contra a prática do aborto.
Em nível nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) pautou para julgamento uma ação do Psol que descriminaliza a prática do aborto no Brasil. Foi a liberação dessa pauta pela então ministra Rosa Weber que levou à mobilização de segmentos contra o aborto no Brasil.