Projeto selecionado pelo governo federal prevê cursos nas áreas de design de moda afro, panificação e produção cultural
O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi selecionado em edital do governo federal e receberá uma verba de R$ 3 milhões para cursos de 200 horas nas áreas de design de moda afro, panificação e produção cultural.
O projeto deverá atender cerca de mil pessoas de Santa Maria e região. O público alvo é composto por jovens negros e negras de 16 a 29 anos, mulheres negras, integrantes de associações carnavalescas, terreiros e comunidades quilombolas. Além desses públicos, haverá uma reserva de vagas para no mínimo 10% de pessoas com deficiência.
Para receber a verba, o Neabi participou de um edital do Programa Manuel Quirino, do Ministério do , Trabalho e Emprego, com o projeto de inclusão social e qualificação profissional “Tecendo Novos Saberes para a Transformação Social”.
De acordo com a assessoria do Neabi, o projeto contou com o apoio do Observatório de Direitos Humanos da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Cidadania da Pró-Reitoria de Extensão (PRE). Ainda não há definição de quando começarão os cursos.
OS CURSOS
O projeto conta com cursos de 200h, em três eixos:
- Design de Moda Afro
- Panificação
- Produção Cultural
Uma programação especial vai marcar o Novembro Negro da UFSM, realizado em parceria entre o Observatório de Direitos Humanos (ODH/PRE) e a Subdivisão de Ações Afirmativas da (Caed/Prograd).
Na segunda-feira (13), às 19h, no auditório do CCSH, será realizado o seminário “Os 20 anos do Neabi e a luta pela Lei 10.639/03”, que torna obrigatória a oferta de ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.
Segundo a assessoria de comunicação da UFSM, o seminário objetiva abordar a trajetória do Neabi e a luta pela efetivação dessa lei, que completou 20 anos.
Já no domingo (19), será realizado o Viva Campus Negro, e no dia 29 de novembro, às 19h, será realizada homenagem ao ativista Ney D´Ogum, Patrono do Mês da Consciência Negra da UFSM. Ney morreu em 23 de agosto de 2017.