Paralelo 29

PDT de Santa Maria terá evento com lideranças regionais na quarta-feira

Foto: Divulgação, PDT

Partido não trata encontro como lançamento oficial da pré-candidatura de Burmann para a Prefeitura, o que deverá ocorrer a partir de março

O PDT realizará um encontro regional na noite desta quarta-feira (20), a partir das 19h, no CPF Piá do Sul, em Santa Maria. Além de deputados do partido, o presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan, é uma das presenças confirmadas.

Apesar da movimentação, o PDT não trata o encontro como um evento de lançamento oficial da pré-candidatura do ex-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Paulo Burmann.

“Não é bem um lançamento porque nós não queremos adiantar a eleição. O encontro do dia 20 é um encontro regional que a nossa direção está fazendo em todas as regiões. Evidentemente que aqui em Santa Maria nós temos o nome do Burmann como o único nome nosso. Nossa convenção se dará a partir de março. Mais vai ser uma indicação de que nós estamos indo por esse caminho da chapa própria”, diz Marionaldo da Costa Ferreira, integrante da comissão provisória municipal do PDT.

Assim, o PDT deixaria para março o lançamento oficial da pré-candidatura de Burmann, período que o partido acredita que haverá uma repercussão maior como fato político por já ser ano eleitoral.

Enquanto isso, o pedetista participa de atividades do PDT nos bairros de Santa Maria. Conforme Marionaldo Ferreira, o partido vai se apresentar ao eleitorado como uma força de centro-esquerda.

Pré-candidatos

A eleição para prefeito de Santa Maria ocorre em dois turnos porque o município tem mais de 200 mil eleitores. Assim, se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos válidos, a disputa ocorrerá entre as duas candidaturas mais votadas do primeiro turno.

Até agora, quatro partidos lançaram pré-candidatos a prefeito na cidade: PT (Valdeci Oliveira, ex-prefeito e deputado estadual), PL (Ewerton Falk, empresário e atual presidente do Instituto de Planejamento, o Iplan), Novo (Giuseppe Riesgo, advogado e ex-deputado estadual) e Podemos (Tony Oliveira, radialista e vereador).

Nos bastidores, também terão pré-candidatos (ainda não oficializados): PSDB (Rodrigo Decimo, empresário atual vice-prefeito, por enquanto filiado no União Brasil) e MDB (Beto Fantinel, deputado estadual licenciado e atual secretário estadual de Desenvolvimento Social). O Progressistas (PP) ainda não definiu nomes, ao menos publicamente.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn