Paralelo 29

Chuva alaga bairros de Santa Maria e suspende aulas em escola e atendimento em Unidade de Saúde

Foto: Divulgação, SEC, PMSM

A chuva que começou na manhã desta segunda-feira (29) alagou vários bairros em Santa Maria. Os maiores transtornos foram registrados na ESF Roberto Binato, na Vila Caramelo, e na Escola Municipal Martinho Lutero, ambos no Bairro Juscelino Kubitschek, na zona Oste da cidade.

A Secretaria de Saúde suspendeu os atendidos na ESF Roberto Binato, na tarde desta segunda-feira (29). Segundo a Prefeitura, o entupimento de uma calha gerou goteiras no posto de saúde.

O conserto está sendo providenciado e a expectativa é que os serviços sejam normalizados nesta terça-feira (30). Enquanto o posto não voltar a atender, a Secretaria de Saúde orienta os usuários a procurarem atendimento nos PAs do Patronato e da Tancredo Neves ou na UPA 24 hORAS.

A Prefeitura de Santa Maria manteve o alerta em razão de previsões meteorológicas indicarem fortes chuvas. A Defesa Civil está de prontidão com equipes para atender ocorrências e prestar socorro à população. Áreas de risco estão sob monitoramento.

O grande volume de chuva fez com que a água passasse por cima da ponte dos Banhados, na localidde Banhados, no Distrito de Santa Flora, na área rural. Desde o início do mês, o local está interditado para o trabalho de manutenção da estrutura.

Com a indicativação da continuidade de fortes chuvas para os próxios dias, a Defesa Civil vai seguir monitorando a situação dos rios e arroios de Santa Maria.

Durante esta segunda, diversos pedidos de vistorias em residências chegaram à Prefeitura devido aos alagamentos. Um morador postou vídeo nas redes sociais reclamando da inundação da Rua São Francisco, principal via do Bairro Nossa Senhora do Rosário, na área central da cidade.

Na Estrada Juca Monteiro, no Boi Morto, a água da chuva tornou a via instransitável. No Distrito de Arroio Grande, a água atingiu um pontilhão. Há preocupação também com o Rio Vacacaí, no Distrito de Passo do Verde. A região, onde fica o balneário de mesmo nome, costuma alagar.

A Prefeitura identificou, ainda, alagamentos na Rua Ripper, no Bairro Campestre do Menino Deus; na Rua Abílio Weber, no Bairro Lorenzi; na EMEF Martinho Lutero, no Bairro Juscelino Kubitschek; e na Rua Wanda de Aguiar Horta, no Bairro Camobi. Além disso, uma das entradas do Centro Desportivo Municipal (CDM) ficou prejudicada em função do acúmulo de água.

PARA ONDE LIGAR

As equipes da Prefeitura estão prontas para atender possíveis ocorrências. Se precisar de ajuda, entre em contato por meio dos números:

Ciosp
153
(55) 99217-8122 (WhatsApp)
(55) 99167-4728 (WhatsApp)
(55) 99167-8452 (WhatsApp)
(55) 3174-1552

Defesa Civil
(55) 3174-1552 (ramal 2)
(55) 99110-7940 (WhatsApp)

(Com informações de Manuela Vasconcellos e Diniana Rubin – Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Santa Maria)


Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn