Paralelo 29

Fórum da Rota Turística de Geoparques, em Caçapava do Sul, debate alternativas turísticas para a Região Central

Foto: Geoparque Caçapava, Divulgação

Evento foi realizado nesta quinta-feira na Pousada Vila do Segredo

Nesta quinta-feira (27), a Pousada Vila do Segredo, em Caçapava do Sul, sediou o Fórum da Rota Turística de Geoparques. O principal objetivo foi criar uma rota turística como produto regional.

O evento, realizado pela Prefeitura de Caçapava do Sul, por meio da Secretaria de Inovação, Cultura e Turismo reuniu autoridades regionais e estaduais para discutir estratégias de fortalecimento da economia local por meio da valorização dos Geoparques Caçapava e Quarta Colônia.

Com palestras inspiradoras, painéis técnicos e a presença de especialistas, o fórum foi um espaço de diálogo, troca de experiências e busca de estratégias para a expansão do turismo local e regional.

O fórum da implementação da rota turística dos Geoparques teve como objetivo criar um produto turístico específico, unindo os dois Geoparques (Caçapava e Quarta Colônia) e os inserindo em um roteiro de turismo de abrangência nacional e internacional.

Lideranças estaduais e regionais marcaram presença

Participaram do evento o prefeito de Caçapava do Sul, Marcelo Spode (PP), o vice-prefeito, Mariano Teixeira (PP), o anfitrião da Pousada e presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva), Renato Fernandes, o secretário de Turismo do Estado, Ronaldo Santini, deputados estaduais, vereadores, prefeitos, secretários municipais e o gerente do Banrisul de Caçapava do Sul, Duda Barin.

Os municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma do Sul, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine, Silveira Martins e Lavras do Sul marcaram presença.

“Vamos avançar para promover um turismo sustentável e inovador na nossa região. O fórum também serviu como preparativo para a visita da UNESCO em 2026 e foi uma oportunidade para dialogarmos com o Governo do Estado sobre a necessidade de políticas públicas que impulsionem os Geoparques, visto que metade deles no Brasil está em solo gaúcho”, destacou o secretário de Inovação, Cultura e Turismo, Ignácio Lemos.

O Fórum reforça o compromisso de Caçapava do Sul com a promoção do turismo, sustentabilidade, preservação da cultura e crescimento econômico da região.

(Com informações da Prefeitura de Caçapava do Sul)

Fonte: Comunicação Prefeitura de Caçapava do Sul

Data de publicação: 27/03/2025

Créditos: Carol Petrin

Créditos das Fotos: Carol Petrin

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn