A pouco mais de duas semanas para o primeiro turno das eleições municipais, as campanhas dos candidatos a prefeito de Santa Maria seguem em ritmo acelerado. E começa a valer tudo o que é possível em busca do voto: bandeiraço, buzinaço, madrugar e até caminhar à noite.
O primeiro turno será dia 15 de novembro, e o segundo, dia 29. Como o município tem mais de 200 mil eleitores e, ao que tudo indica, nenhum vencerá na primeira votação, o pleito deverá se encaminhar para um segundo round, com apenas dois concorrentes.
Concorrentes em três campos distintos
Intercalando lives e reprodução dos programas do horário eleitoral nas redes sociais com as agendas de rua, os seis concorrentes se colocam em três campos distintos.
Pela oposição, Evandro Behr (Cidadania), Jader Maretoli (Republicanos), Luciano Guerra (PT) e Marcelo Bisogno (PDT) adotam estratégias de rua e discursos um pouco distintos.
Evandro e Jader falam em “velha política” para criticar os adversários, já que nunca ocuparam cargos públicos por meio de eleições. Luciano se coloca como mudança, mas aposta no legado de dois governos petistas na cidade, enquanto Marcelo fala mais em “renovação”.
Sergio Cechin (Progressistas), que rompeu com o prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), procura adotar uma estratégia de independência e distanciamento do governo municipal.
Como ainda é o vice-prefeito da cidade, ele se opõe ao tucano, porém procura tirar proveito de algumas realizações da atual administração. Cechin cita, por exemplo, articulações políticas para trazer verbas.
Já Pozzobom, como único candidato assumidamente governista, não resta outra alternativa que não seja a defesa da própria gestão. E é nisso que o tucano tem se agarrado.
Além da agenda institucional como prefeito, Pozzobom tem roteiros de campanha e, nas duas oportunidades, tem priorizado a visita a obras de sua administração.
Volume de campanha é o que interessa
De resto, os seis postulantes a administrar Santa Maria nos próximos quatro anos seguem praticamente o mesmo “script”: reuniões com diferentes segmentos sociais, gravações para o horário eleitoral, lives para as redes sociais, carreatas e caminhadas, principalmente na periferia.
Mesmo em tempos de pandemia, e apesar da importância crucial das redes sociais, os prefeituráveis estão partindo para o corpo a corpo. Assim, para conquistar votos, vale madrugar, enfrentar chuva e barro, e até mesmo perambular pela periferia à noite.
E além de promessas eleitorais, tudo o que querem é mostrar para os eleitores é volume de campanha.
Que o digam as carreatas e os bandeiraços nas esquinas de Santa Maria.
Madrugando para pegar a rua
A semana começou cedo para o candidato do Cidadania, Evandro de Barros Behr. Às 6h de segunda-feira (26), ele e sua vice, Carla Kovalski (Cidadania) participaram de uma reunião geral para definir as estratégias de campanha para os próximos sete dias. Ainda no comitê, a dupla recebeu apoiadores.
Definida a agenda da semana, Behr e Carla saíram para a rua já na manhã de segunda, dia encerrado com outras quatro reuniões, todas com microempresários. Nos outros dias, visitaram trabalhadores da construção civil, moradores de bairros e empresários. Behr também reservou uma manhã para responder perguntas em redes sociais.
AGENDA
SÁBADO
Manhã
- Entrevista a emissora de rádio
Tarde
- Visita ao Distrito de Santa Flora
Noite
- Reunião com apoiadores e candidatos a vereador no Bairro Campestre do Menino Deus
DOMINGO
Manhã e tarde
- Visitas na Vila Rossi com candidata a vereadora
- Caminhada na Vila Núcleo Central, no Bairro Nova Santa Marta, com candidato a vereador
Drone vigiará eleição em SM, Rua Sete e round no veto da Diversidade na Escola
Andanças à noite na periferia
Dando sequência na linha que vem adotando desde o início da campanha, o candidato do Republicanos, Jader Maretoli, segue denunciando problemas das comunidades e criticando o que chama de “velha política” feita por adversários. A novidade é que ele criou o programa “Depois das 10” em que posta lives feitas à noite.
Em uma delas, durante visita a uma área ocupada, Jader alfineta prefeito e vice atuais, que também são candidatos a chefe do Executivo. Durante o percurso, o candidato mostrou até os gatos (ligações clandestinas de água e luz). Sua vice é a professora Maria Helena (Republicanos).
AGENDA
SÁBADO
Manhã
- Visita ao Feirão Colonial no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, às 8h30min
- Encontro para falar sobre a Clínica da Mulher e políticas públicas para a mulher, no Calçadão às 10h
- Entrevista, ao meio-dia, para uma emissora de rádio
Tarde
- Caminhada nos bairros
DOMINGO
Manhã
- Caminhada nos bairros
Tarde
- Carreata a partir das 15h30min, com saída da Euclides da Cunha (próximo ao supermercado Beltrame)
Assista à live sobre a análise do debate e da propaganda
Obras como cartão de visitas
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB), que concorre à reeleição, procura, cada vez mais, destacar as realizações da sua administração como diferencial em relação aos adversários. Ele tem a dupla vantagem de, como chefe do Executivo, visitar obras e ser visto por eleitores.
Como candidato, ele tem cumprido quase todas as agendas com o vice, Rodrigo Decimo (PSL). Foi assim no Parque Tecnólogico e nas idas a bairros, onde aposta nas minicarreatas. O tucano também costura apoios políticos, entre eles dos deputados federais do PSDB Lucas Redecker e Daniel Trzeciak. Ainda na semana, ele visitou feirantes.
AGENDA
SÁBADO
Manhã
- Mobilização com integrantes da coligação
Tarde
- Carreata a partir das 15h
DOMINGO
Manhã
- Mobilização com integrantes da coligação
Tarde
- Carreata a partir das 15h30min
Entidades propõem a candidatos que áreas ociosas virem hortas
Bandeiraços e panfletagem na chuva
O candidato do PT, Luciano Guerra, começou a semana participando de um painel com entidades empresariais, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), onde apresentou seu plano de governo. Mas o que chama a atenção em seus perfis nas redes sociais é a intensificação da campanha de rua e dos bandeiraços. Nem a chuva impediu o petista de pedir voto.
Luciano tem procurado levar a militância para os bairros, como fez em Camobi, e no Fátima. Por fim, o candidato fez caminhadas com o vice, Marion Mortari (PSD), e voltou a visitar as obras da Travessia Urbana e a prometer outras obras de infraestrutura.
AGENDA
SÁBADO
Manhã
- Caminhada no Bairro Nova Santa Maria
- Entrevista a uma emissora de rádio
Tarde
- Entrevista a emissoras de rádio
- Caminhada no Bairro Tancredo Neves
- Carreata na região Oeste
DOMINGO
Manhã
- Caminhada no Loteamento Leonel Brizola
Tarde
- Caminhada na Cohab Fernando Ferrari
Noite
- Plenária virtual com a militância
Semana tensa e novo ritmo na campanha para prefeito de Santa Maria
Agendas nos quatro cantos da cidade
O candidato do PDT, Marcelo Bisogno, está atuando em duas frentes prioritárias de campanha: além de manter e ampliar as lives com candidatos a vereador, ele partiu para o corpo a corpo. Durante a semana, ele percorreu todas as regiões da cidade, conversando com moradores.
Marcelo também passou a gravar entrevistas na rua, conduzidas pelo repórter Müller Filho, enquanto caminha. O pedetista também participou do painel da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e de reuniões com outras entidades de classe. Marcelo e o vice, Fabiano Pereira (PSB), prometem criar a “Segunda-feira com o prefeito”, para receber a comunidade.
AGENDA
SÁBADO
Manhã
- Das 8h às 8h40min – Gravação de programa em emissora de rádio
- Gravação para o horário eleitoral
- Caminhada no Calçadão
Tarde
- Visitas a comunidades com candidato a vereador e minicarreata
Noite
- Compromisso de campanha com candidato a vereador
DOMINGO
Manhã
- A partir das 8h, visitas a várias regiões da cidade
Tarde
- A partir das 14h, visitas a comunidades
- Às 17h, carreta na Zona Norte, com saída da Estação da Gare (concentração às 16h30min)
Câmara mantém veto a projeto da Diversidade na Escola
Aposta nos apoios políticos
O candidato do Progressistas, atual vice-prefeito Sergio Cechin, tem apostado na “Caravana da Mudança”, percorrendo regiões específicas com minicarreatas, e nos apoios políticos. A segunda-feira começou com a visita do senador Luis Carlos Heinze, do mesmo partido de Cechin.
Heinze intermediou reunião do candidato com o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio Cunha Filho, para discutir possíveis investimentos. Com seu vice, Francisco Harrisson (MDB), Dr Francisco, Cechin também recebeu os deputados emedebistas Alceu Moreira (federal) e Edson Brum (estadual).
AGENDA
SÁBADO
Manhã
- Bandeiraço na Avenida Rio Branco a partir das 10h
Tarde
- Drive-in no Bairro Urlândia
DOMINGO
Conforme a assessoria do candidato informou, a agenda de domingo só seria definida neste sábado