A prefeitura de Santa Maria editou decretos nesta quinta-feira (10) restringindo os horários de restaurantes, bares, lancherias e trailers para tentar conter a pandemia de Covid, que avança na cidade. Também há suspensão de gratuidade para idosos no transporte coletivo.
Todas as medidas foram anunciadas em uma live nas redes sociais e passam a valer a partir desta sexta-feira (11).
O decreto 262 estabelece que esses estabelecimentos poderão funcionar somente das 8h às 21h, para ingresso dos clientes para consumo no local.
Os estabelecimentos têm até as 22h para concluir os atendimentos e o consumo em seu interior. Os serviços de delivery e pegue e leve podem funcionar até as 23h.
Idosa de 106 anos morre de Covid em Santa Maria
Distanciamento é obrigatório
Além disso, terão de obedecer ao limite máximo de ocupação de até quatro pessoas por mesa, com distanciamento de dois metros entre as mesas, tanto nos espaços internos quanto externos do local.
O documento também proíbe consumo em lojas de conveniência, seja na parte interna ou externa, de segunda a sexta-feira, das 18h às 6h, e nos sábados e domingos, das 14h às 6h.
Já as distribuidoras de bebidas poderão funcionar apenas no sistema pegue e leve e delivery, sem mesas ou demais espaços para consumo local e com horário até 23h. O decreto 262 é válido até o próximo dia 20.
Butantan começa a produzir a Coronavac
Gratuidade para idosos em ônibus
Por sua vez, o decreto 263 suspende por 30 dias, a partir desta sexta-feira, da gratuidade no transporte público para pessoas com mais de 65 anos em horários de pico.
Sendo assim, a gratuidade nos ônibus urbanos se dará somente entre 9h e 11h e entre 14h30min e 17h.
O Executivo também resolveu intensificar a fiscalização juntamente com a Brigada Militar, conforme reunião ocorrida nesta quinta-feira (10).
De acordo com a prefeitura de Santa Maria, as medidas têm como finalidade conter o avanço da Covid, que já matou 117 pessoas na cidade.
O objetivo principal é evitar aglomerações. Por isso, a prefeitura já interditou praças, parques e academias ao ar livre.
Conforme o governo municipal, houve elevação de casos com diagnóstico positivo para a doença e de hospitalizações em leitos de UTI.
Para lembrar, o governo do Estado classificou a região de Santa Maria como de alto risco (bandeira vermelha) por duas semanas seguidas.
Anvisa autoriza vacina emergencial contra Covid
Prefeito pede apoio da população
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) justificou as medidas e pediu apoio da população para conter a onda de infecções que também avança no Estado.
“Estamos passando por um dos momentos mais delicados desde o começo da pandemia. A segunda onda do coronavírus chegou. Mas não adianta todos os dias buscarmos leitos e realizarmos testes para diagnóstico da doença e a população, que cobra muito, não fazer a sua parte”, ressaltou Pozzobom.
Segundo o prefeito, há três problemas graves que contribuem para o avanço do virus: assintomáticos que não procuram o sistema de saúde e transmitem o vírus para familiares, aglomerações e festas clandestinas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, lembra que não cabe somente ao poder público, mas também à população, conter a onda de contaminações.
”O grande desaeio, agora, é controlar a velocidade da contaminação e, por isso, não adianta simplesmente fechar setores”, afirmou Falk.
Pozzobom trata sobre vacina com o governador
COMO FICAM OS SERVIÇOS
BARES,LANCHERIAS, RESTAURANTES E TRAILERS
- Podem funcionar das 8h às 21h, para ingresso dos clientes para consumo local, até as 22h para conclusão dos atendimentos e do consumo no interior do estabelecimento e até as 23h para delibery e pegue e leve
- Terão de obedecer ao limite máximo de ocupação de até 4 pessoas por mesa, com distanciamento de 2 metros entre as mesas, tanto na área interna como na externa
LOJAS DE CONVENIÊNCIA
- Podem funcionar das 18h às 6h, de segunda a sexta-feira, e das 14h às 6h, nos sábados e domingos
Confirmada descoberta de superfungo no Brasil
DISTRIBUIDORAS DE BEBIDAS
- Podem funcionar apenas no sistema pegue e leve e delivery, sem mesas ou demais espaços para consumo local e com horário até 23h.
*Todas essas medidas valem até o próximo dia 20
ÔNIBUS URBANO
- Suspensa por 30 dias a gratuidade no transporte público para pessoas com mais de 65 anos em horários de pico
- Gratuidade nos ônibus urbanos se dará somente entre 9h e 11h e entre 14h30min e 17h
(Com informações da prefeitura de Santa Maria)