Paralelo 29

PODCAST: “Eu tinha o objetivo de ser vice-prefeito de Santa Maria pelo União Brasil, diz Manoel Badke, presidente da Câmara de Vereadores

Arte/Estação 29

Parlamentar em fim de mandato participou do podcast Estação 29, onde também falou de temas polêmicos do Legislativo

JOSÉ MAURO BATISTA – PARALELO 29

Em seu sexto e último mandato como vereador, o médico-veterinário e professor aposentado Manoel Badke, Maneco, disse, no podcast Estação 29, que seu objetivo era concorrer a vice-prefeito de Santa Maria. No entanto, segundo ele, o partido foi tomado por “forasteiros”.

“Eu tinha o objetivo de ser vice-prefeito de Santa Maria pelo União Brasil. Esse era o obetivo até os forasteiros, os oportunistas, assumirem o partido”, disse Maneco.

O vereador ressaltou que o União Brasil é uma sigla de direita, formada a partir de uma fusão do antigo Democratas (DEM), partido ao qual ele era filiado, e o PSL, sigla que elegeu Jair Bolsonaro à Presidência da República em 2018. Portanto, na sua opinião, não poderia se aliar à esquerda.

Maneco, que chegou a dar entrevistas dizendo que derrubaria a direção provisória do União Brasil em Santa Maria e até marcou data e horário de sua posse como presidente da legenda em nível local, diz que houve uma interferência do ministro da Reconstrução Nacional, o santa-mariense Paulo Pimenta (PT) no comando nacional da sigla. E que, por isso, ele não assumiu.

ELEIÇÕES 2024: As estratégias dos sete candidatos à Prefeitura de Santa Maria pelo voto no 1º turno

Vereador afirma que tinha apoio nacional

O parlamentar afirma que foi procurado pela direção nacional do União Brasil, mais precisamente pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para que assumisse o partido na cidade e evitasse a coligaçao com o PT.

“Aí eles me mandaram documentos e eu fiz um documento com mais ou menos 52 páginas e fizemos uma diretoria. Foi Brasília que nos solicitou”, disse.

“Aí vocês vão ver a interferência do Pimenta, o que o Pimenta fez. E em Brasília, quando foi para bater o martelo, o Pimenta vendeu (o partido), no bom sentido””, disse o vereador, referindo-se a uma suposta promessa que o PT teria feito, em nível nacional, de apoiar a candidatura do deputado federal Elmar Nascimento (Bahia) para a presidência da Câmara.

Maneco também reclamou que a direção atual do União Brasil na cidade nunca o chamou para reuniões. E afirma que continuará filiado à sigla.

Depois de perder a queda de braço com o ex-vereador Marcelo Bisogno em Santa Maria, o União Brasil reafirmou a coligação com a Federação Brasil da Esperança (PT-PC do B-PV) e indicou o médico e ex-prefeito José Haidar Farret como vice do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) para disputar a Prefeitura.

União Brasil faz convenção neste sábado em Santa Maria, mas grupo contrário à coligação com o PT se mobiliza

Compra de cadeiras, vidro no Plenário e obra parada

No podcast, Maneco também falou sobre a compra de cadeiras para a Câmara, assunto que gerou polêmica na cidade, assim como a instalação de uma barreira de vidro para separar as pessoas que frequentam as galerias da Casa do Plenário, onde ficam os vereadores.

Por fim, Maneco foi questionado sobre a retomada ou não da obra da nova sede da Câmara, que está paralisada desde janeiro de 2013. Segundo o vereador, há uma indicação de retomada.

O Estação 29 é um oferecimento de Bella Storia – Antiquário, Brechó e Restauração de Móveis e de Classic Films, loja de assessórios e serviços automotivos. O episódio está disponível nos canais do Paralelo 29 no Youtube e no Spotify.

Compartilhe esta postagem

Facebook
WhatsApp
Telegram
Twitter
LinkedIn